Home Data de criação : 08/02/02 Última atualização : 12/09/11 11:01 / 152 Artigos publicados

Dúvidas pintura em MDF  (PASSO A PASSO) escrito em quarta 03 junho 2009 17:34

aracaju, pintura mdf

Olá pessoal!!!

Tenho recebido vários e-mails à respeitura de dúvidas em relação a pintura em MDF e resolvi postar a dúvida desta leitora do blog pois acho que é comum a muitos arteiros:

Olá, Mônica,
 
Gostaria se possível de um esclarecimento, estou me aventurando nessa arte de pintura em MDF, e fiz 2 aulas, com professoras diferentes e por isso fiquei em dúvida, a primeira disse que pintando com tinta acrílica da marca Gato preto, não era necessário, selar com fundo branco e lixar a peça; já a segunda afirmou categoricamente que os trabalhos em MDF ficam melhores com tinta de parede PVA, sendo imprescindível o queimar a peça com o fundo branco e lixar para que a peça tenha um melhor acabamento. Assim, fico em dúvida, e não sei como fazer, quero pintar umas caixinhas para o aniversário do meu filho, mas não sei que tinta usar... Quanto ao verniz foi a mesma coisa, uma falou em verniz acrílico e a outra laca branca.  Você pode me ajudar.Obrigada!  Luciene.

Minha resposta:

Bom dia querida Luciene,

obrigada por acessar o blog... vamos as suas dúvidas:

quando se fala em artesanato não existe uma fórmula fechada e dependendo do artesão ou artista ele irá trabalhar com o material que na opinião do mesmo terá um melhor resultado. No caso das duas professoras, cada uma escolheu o que melhor lhe atendia e passou a usar. Devido à minha experiência com caixinhas de mdf eu já testei vários materias e hoje acho que o melhor acabamento da peça se dá conforme descrevo abaixo, lembrando que isso é o que faço hoje, amanha poderei descobrir novos materiais e passar a fazer meus trabalhos de outra maneira:

Para termos um bom acabamento é imprescindível queimarmos a peça, porém não pode ser com qualquer tinta branca não e vou lhe explicar o por que. Queimamos a peça para fechar os "poros" da madeira e diminuirmos a absorção da tinta na mesma o que causa um melhor acabamento e economia das demãos de tinta. Hoje eu tenho duas opções para fazer essa queima e "fechar esses poros": quando pinto a caixa com cores escuras queimo a peça com duas demãos de goma laca indiana e quando trabalho com cores claras queimo a peça com base para artesanato - e vc encontra de todas as marcas no mercado. Poderia usar a goma laca indiana nos dois casos, mas quando trabalho com peças de cor clara uso a base para artesnato pq a coloração é branca e facilita a cobertura e bom acabamento das peças.

Depois de impermeabilizar as peças, aí sim, você dá uma lixadinha com lixa fininha bem de leva só para tirar as imperfeições e depois pinta na cor desejada - dependendo da cobertura da tinta uso de 1 a 3 demãos. Pode sim usar tinta pva ou acrílica de parede com pigmento líquido "xadrez" fazendo suas próprias cores, pode também usar tinta acrílica fosca ou brilhante - se usar a brilhante não precisa do verniz pq ela é brilhante justamente por já conter verniz; pode também usar até tinta para tela acrílica misturada com um pouquinho de água que tem uma excelente cobertura... é vc quem vai escolher... o que manda é a impermeabilização da peça que fará total diferença no seu acabamento!!!

Quanto ao verniz, também pode usar o de sua preferência... Espero ter ajudado e me dê um retorno assim que concluir seu trabalho para sabermos como ficou o resultado ok!!!

Para quem ler o artigo e tiver outras sugestões e métodos de trabalho à esse respeito favor fazer suas contribuições!!!

Beijo grande, fiquem com Deus
Mônica Scarpat{#}

Compartilhar
1 Fan

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (107.20.121.254) para se identificar     

Nenhum comentário
Dúvidas pintura em MDF


Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para monicascarpat

Precisa estar conectado para adicionar monicascarpat para os seus amigos

 
Criar um blog